Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Especial Top's Jump: Sucesso No-Jutsu! Pt.1

Este vai ser o primeiro de vários posts dedicados à algumas das nossas séries mais populares, e nossas favoritas, da JumpSe vc for um cara sem paciência, vá para o último tópico, não quero iludir ninguém, mas for alguém forte, leia tudo!

A maioria dos animes que vimos e vemos, como: Dragon Ball, Yuyu Hakusho, Samurai X, Bleach, Yu-gi-oh!, Naruto e One Peace, são da aclamadíssima e poderosa empresa do Japão: Shonen Jump.
Imaginem uma empresa onde seu objetivo –além do mero fim lucrativo – é lançar mangakás –a profissão de criar mangás, no Japão – difundir a “cultura do desenho”, a cultura de seu país, criar e contar histórias fantásticas, não só em suas terras, mas por todo o globo! Esta é a Shonen Jump.
A revista Shonen Jump é vendida semanalmente no Japão, e se parece mais com uma “lista telefônica”, é enorme! Um verdadeiro “amontoado de cultura japonesa”.
Apesar do nome “Shonen” se destinar à garotos, este tipo de preconceito de jeito nenhum predomina lá na” terra do sol nascente”.

Seres Geniais

Akira Toryama, um dos mais influentes, senão o mais influente “mangaká” da Jump, além de ter um enorme talento, um grande carisma e senso de humor, é dono de um excelente caráter – este sujeito, criador de DragonBall, não é qualquer um! Ele sempre estimulava os autores que “fracassavam” em ter suas obras publicadas na Jump.
Uma destas pessoas que o “mestre Toryama” ajudou foi o grande, e gênio, Masashi Kishimoto, o criador de Naruto.



Síntese da História

O universo de” Naruto” conta a história de vários shinobis –ninjas – que convivem em várias vilas diferentes. A vila do nosso protagonista é Konoha –vila da folha – e é onde a maior parte da história da primeira fase se desenrola.“Naruto” se subdivide em duas fases: a primeira, dele criança, e a segunda, dele pré-adolescente.A primeira fase mostra um Naruto briguento, esquentadinho, travesso, sentindo as dores de ser órfão, e o sofrimento de ficar isolado por se ter o espírito de uma raposa demoníaca dentro de si.

Naruto encobria essas dores chamando atenção, “aprontando” por sua vila, para receber atenção e não cair em mágoa e ódio profundo, eu diria.
Seu sonho é se tornar Hokage –líder da vila de Konoha- assim tendo o papel de guiar a vila e proteger à todos.
Sasuke, seu melhor e único amigo, ficou órfão por seu “irmãozã dizimar todo o seu próprio “clã”/faília – o clã Uchiha.
A fase inicial é marcada pela rivalidade que Sasuke e Naruto têm –eles acabam ficando na mesma equipe, junto com a Sakura, formando uma espécie de triângulo amoroso- e as missões de pequeno porte que a equipe passa, liderada por Hatake Kakashi.
O final desta fase é feita por uma brava luta de Naruto e Sasuke, devido à fuga de Sasuke da vila, por “sede de poder” para acabar com seu irmão.
Orochimaru, o antagonista da história, acaba atraindo Sasuke por oferecer este tal poder.

Indo mais “à fundo” na obra...

Quando alguém assiste um anime, a pessoa logo relaciona isto com ela mesma: Os acontecimentos de sua vida, sendo iguais ou não; o gosto por aquilo; a semelhança que os personagens têm consigo, ou com quem está a sua volta.
Tá, nem todos pensam ou sentem isso. Mas muitas vezes não percebemos o que isso causa na gente, o que nos leva a realmente gostar daquilo, o que chama a nossa anteção.
O que me chamou a atenção incialmente assistindo a série Naruto –acredito que não só eu , a maioria- é a sua determinação para enfrentar os problemas.
Ele não ganha as batalhas porque é “fodão”, ou excepcionalmente inteligente, mas sim porque é uma pessoa esforçada.
Nunca teve amigos de verdade, porque as pessoas tinham um certo preconceito, por ser o “recipiente” de um espírito demoníaco, a kyubi –raposa de nove caudas.
A única pessoa que Naruto se identifica, por sentir uma dor semelhante à sua, é Sasuke, por ser órfão e muito solitário também.
Naruto, ao mesmo tempo que cria um laço muito forte de companheirismo com Sasuke, cria uma grande rivalidade também, fazendo assim os dois terem um excelente progresso em relação às suas habilidades.
Quando Orochimaru cruza o caminho dos dois, Sasuke é facilmente seduzido pelo poder que lhe é oferecido, resolver sair da vila, mas seus antigos companheiros da vila vão a uma missão tentar resgatá-lo.
Naruto, a um pedido feito por Sakura pra trazer Sasuke de volta, se dedica fortemente à missão, mas com um confronto direto com Sasuke, acaba levando a pior, e consequentemente Sasuke foge para cumprir seu objetivo: se vingar de seu irmão.
Depois disso Naruto sai pra treinar com seu Jiraya, seu atual sensei, por um bom tempo.

Assistir Naruto chega a ser enjoativa, com tantos fillers – sagas que não exitem no mangá, só para este se distanciar do anime. Mas o que seria do aço se não fosse pelo fogo?
E esta obsessão toda que o Naruto têm pelo Sasuke!?
Será que algum amigo seu faria isso por você? Porque será que a gente sempre a julga a situação como ela aparenta, e não como ela realmente é?

0 comentários:

Postar um comentário